· 

O meu processo - Part 2

Pintura e texto


Depois de colocar a linha. retiro o lápis com o auxilio da borracha.
Este fase diz quem é muito entendido sobre o assunto que deve ser feito com uma mesa de luz e deve-se passar o primeiro desenho onde contém muitas linhas para uma nova e normalmente folha final com definição inequívoca de linhas.
Já fiz, mas os desenhos perdem muito naturalidade por isso regressei ao método do apaga! Ou por vezes quando o tempo permite redesenha-se de novo em nova folha e desta vez com menos traços .
A fase seguinte é o pintar... aguarela. Aguarela é um optimo meio para colorir mas tem os seus truques e nuances. Se observarmos cada fase como única, verifica-se que em todas elas têm um processo uno e com um espaço de excelência e nada semelhante. Os elementos a ter em consideração é contrastes e e uso da cor que promova e explore a ideia de espaço, isto para referir alguns dos pontos. 
E o processo manual fica terminado.

Digitalizo os desenhos e os coloco de acordo com o planeamento de texto gráfico decidido. Realço as cores e retiro alguns dos erros de coloração que os scanners têm mania de fazer.
Finalmente coloco os textos. O texto está normalmente na parte inferior da ilustração correspondente. 
Defino o tamanho e formato. Neste caso JPG e por volta dos 2000px.
É um processo um pouco orgânico e nem sempre tudo corre com o planeamento antecipado. Assim acontece quando o tempo é de um dia. Sendo de uma banda desenhada não sketch(esboço). É aqui o uso do computador ajuda no processo.

  E foi mesmo hoje logo para variar que tive um twist mas tem um lado positivo. Relembrou-me para uma banda desenhada a sério é necessário um tamanho bem maior por quadro. Lembrar e determinar o objectivo de um esboço ajuda a contornar as dificuldades e fortalece a aprendizagem que se quer obter. Entrei nesta viagem em Novembro  com o objectivo treinar as frases gráficas da banda desenhada, explorar a criatividade com os limites das palavras diárias dadas. Colocar-me à prova nos movimento personagens ambientes tudo que uma história pode trazer.  Aprendizagens e analises feitas tem que considerar na verdade não é um " passatempo/ ensino" que use pouco tempo.

É mais rápido e fácil ver o resultado final. Então vejamos!